Coordenação: Safa Alferd Abou Chahla Jubran

O grupo de pesquisa TARJAMA: Escola de Tradutores de Literatura Árabe Moderna, formado em 2013, se dedica a traduzir e discutir textos em árabe de literatura contemporânea - é possível acessar as traduções publicadas na revista “Criação e Crítica”, a edição n.24 e a edição especial de 2020.

A última tradução feita pelo grupo foi o romance Habitantes da Sombra - título provisório - do libanês Rachid Al-Daif. Sobre a dinâmica dos encontros, cada participante - ou mais de um participante - é responsável por apresentar ao grupo uma tradução sua de um trecho pré-selecionado, normalmente trechos de contos ou contos inteiros, capítulos de romances, etc. Ao longo da exposição e leitura dos trechos, tanto o original árabe como a tradução proposta para o português, os outros membros opinam e dão sugestões, fazem comentários, perguntas e amplificam a atividade tradutória, tornando-a assim coletiva.

O grupo TARJAMA pretende ser um espaço permanente na formação de tradução de literatura árabe contemporânea a partir do idioma original.