Coordenador: Michel Sleiman
Membros atuais: Alexandre Facuri Chareti, Beatriz Gemignani, Felipe Benjamin Francisco, Maria Carolina Gonçalves.

O Grupo de Tradução da Poesia Árabe Contemporânea, desde 2012, reúne pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação da USP em torno de projetos de tradução da poesia de língua árabe ao português brasileiro em que, juntamente à prática da transposição, dispõe-se à reflexão sobre as poéticas das línguas envolvidas.

Nos encontros realizados nos primeiros anos do Grupo foram abordadas as obras dos poetas Murid Barghuthi, Ahmad Dahbur, Mahmoud Darwich, Jabra Ibrahim Jabra, Salma Khadra Jayyusi, Khairi Mansur, Samih al-Qasim, Tawfiq Sayigh, Fadwa Tuqan e Tawfiq Zayyad. A descrição das atividades desse projeto e algumas das traduções realizadas naquele período estão publicadas no capítulo “Coletânea de poesia árabe palestina. Relato de trabalho”, do livro Jornada TRADUSP: tradução e poética, de 2014; também no artigo “Dez poemas da Palestina”, da revista Tiraz, v. 8, de 2016; e ainda em uma série de artigos que compõem a edição especial de 2020 da Revista Criação & Crítica.

Em 2021, o Grupo traduziu o livro Gaza, terra da poesia, uma coletânea de poemas de 17 jovens autores, homens e mulheres de Gaza, organizada em língua árabe por Muhammad Taysir. A tradução, realizada em projeto voluntário com fins à arrecadação de fundos para o Instituto Tamer de educação, na Palestina, foi publicada no Brasil pela Editora Tabla, em 2022, em edição organizada por Michel Sleiman e Safa Jubran.